18 abril, 2010

Que tal ir para o trabalho em uma dessas?

Olha só o que o amigo Rogério Leite (blog Pedalando e Olhando) achou na internet e me enviou para postar aqui no blog. A Autovelo consiste em uma bicicleta conceito imaginada e desenhada pelo Speed Studio Design. Essa commuting bike foi pensada para ajudar aqueles ciclistas mais experientes e que não usam grandes distâncias para ir ao trabalho. Para agradar aqueles que não largariam seu carro, O projeto se concentra em colocar o ciclista em uma posição similar aquela que ele ficaria em um carro. O ângulo do assento, do encosto e a posição dos pés são idênticos aqueles encontrados em um automóvel. A entrada e a saída da bike foram simplificados através de um curva na parte de baixo do quadro. Uma da grandes inovações está na forma com que a tração foi pensada, integrada ao garfo. A rodas são aro 20" e a distância entre-eixos permite a movimentação rápida e fácil da bike. Para completar, a danada possuiria um motor elétrico na roda traseira, o qual é alimentado por uma bateria estrategicamente posicionada logo ali embaixo do quadro. Essa bateria assume ainda a função estrutural no quadro, que foi todinho pensado em fibra de carbono.
Show, né pessoal?? Não bate uma vontadezinha de montar um clone em aço ou alumínio só para ver como se sairia está bike conceito na prática??
Curtam algumas imagem logo abaixo.

Abraços a todos e até o próximo post!

FRANZ

3 comentários:

  1. Silvio Franz4/20/2010 9:53 AM

    Meu irmanzinho reclineiro!!! Olha aí o que eu tanto comentava contigo e com o nosso irmão primogenito faz na marra...mas faz!!! Cara chegamos ao ponto de equilibrio, este conceito é o que eu sempre imaginei. Mas para variar não parei para cria-lo "imagina que pretenção" acho que as idéias se somam e estão no ar. Enfim não importa, a idéia de novo, unico, e moderno é ultrapassado e o que vale são as possibilidades que as "coisas" podem nos dar. Este conceito tem uma estética agradável, além do que imcorpora os dois conceitos, o já tradicional e o conceito de reclinado que é mais ousado. Também atende a questão de uma hergonomia incorporada talvez ao nosso inconsciente mas também pratica da posição dos bancos dos automóveis, portanto isso aproxima o sujeito sedentário que lembra da posição confortavel estabelecida pela indústria auto motiva. O componente estético é fundamental, pois agrada aos olhos menos preparados para o diferente, enfim .... eu toparia fazer uma dessas e andar em qualquer terreno dentro e fora de nossas cidades.
    Incrível!!! As idéias são propriedade do cosmos...passam do plano do imaginário ao concreto em algum momento, e não importa para mim quem pariu, o importante é que nasceu se materializou!!! Abraço

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei, mas gostei muito mais desse trike do link:
    http://speedstudiodesign.com/transportation/trik-e/

    ResponderExcluir
  3. E Franz... pensei que a bateria era naquela "mochila" atrás do banco. Na verdade nem li o post, reconheci a reclinada e te mandei sem ler. Não acho que ser "car-like" ajude muito. Quem quer pedalar acha um jeito, quem não quer, acha uma desculpa!... De qq forma, é uma idéia. Se vc inventar de fazer algo assim, se lembre que alumínio não tem as mesmas características mecãnicas dos compósitos de fibra de carbono, e o modelo, apesar de ficar parecido, talvez precise de alguns ajustes estruturais para não "falir" em uso! E mande me dizer se foi a frente com a idéia, e fotos do resultado! :))

    ResponderExcluir