17 setembro, 2007

País "quase" sem reclinadas

Este final de semana fui visitar a maior loja de bicicletas de Portugal. Ela fica na cidade de Braga (também no conselho de Braga). Segundo me relataram por lá esta era a maior loja em área física e a que possuia maior número de produtos em oferta.
Até aí, tudo bem.
Examinei a loja até pelas frestas e, de fato, há muitas coisas por lá. Grande linha de vestuários, acessórios, componentes, ferramentas e, claro, bicicletas. Vi toda a linha da KONA lá (Surpreendente). Também tinha lá bicicletas da BIOMEGA holandesa. Tive o prazer de ver bem de pertinho os modelos BOSTON (1100 euros) e AMSTERDAN (950 euros). São lindas lindas mesmo. Mas além disso, e de um quadro chopper da KONA, que estava lá a pegar poeira, o resto que havia eram só MTBs de todos tipos tamanhos e para todas as idades. Claro que tinham algumas speeds e outros modelos, mas nada significativo. Cabe ressaltar que os preços, ao contrário do que eu imaginava inicialmente, são altíssimos, de 15 a 20% acima dos preços praticados em ciclismo no Brasil. Ou seja, para mim a descoberta desta loja não foi lá das mais empolgantes.
Resolvi então indagar um vendedor sobre bicicletas reclinadas e, inicialmente, ele nem sabia o que era :-(((. Depois de uma breve explicação ele entendeu e me relatou que em Portugal reclinadas não são bem vindas. O que me fez imediatamente perguntar "por que??", afinal essas bicicletas são tão interessantes. A resporta foi:
"As ruas aqui em Portugal são muito estreitas, sinuosas e irregulares, o que impede uma boa dirigibilidade para as reclinadas, além de risco de atropelamente. O terreno português também é muito irregular e com poucas planícies, o que não motiva a população a adquirir reclinadas e acaba incentivando fortemente a prática de MTB. Por fim, o país é pequeno (550 km de norte a sul e mais ou menos a metade no eixo leste oeste), o que não motiva longas pedaladas."
Sinceramente, o argumento não me convenceu. Mas..... fazer o que...
Continuarei minha investigação reclinesca. Quem sabe na vizinha Espanha eu não ache as tais reclinadas ou "reclinetas", com alguns às chamariam aqui na pátria mãe.
Abraços a todos, e até o próximo post.

7 comentários:

  1. Meu caro Franz, já há alguns anos (2003) que em Portugal são manufacturadas e circulam por Ovar e Vila Pouca de Aguiar, tricicletas reclinadas.
    Até prova em contrário, serão as primeiras tricicletas reclinadas feitas em Portugal saídas das mãos de Carlos Camoesas-OVARCRAFT. Existem registos históricos e disponíveis na Web, tais como:

    http://www.youtube.com/watch?v=_DYejYMrV3g

    http://www.youtube.com/watch?v=j0PW4fEWedE

    http://www.youtube.com/watch?v=M1nHJO9TE98

    Mais informação poderá ser obtida no site:
    http://www.ovarcraft.com

    ResponderExcluir
  2. Ôpa!!!
    Obrigado pela participação no blog.
    Acabei de ver o site da Ovarcraft e vi que lá também aparecem outros produtos.
    Já me informei sobre Ovar e Vila Pouca de Aguiar. Vi que ficam na região do Aveiro.
    Existe somente a Ovarcraft, ou também há outras pessoas pelo país que fabricam reclinadas?
    E quanto aos bents, se encontram em Portugal??

    Abração!!

    FRANZ

    ResponderExcluir
  3. Caro Franz,
    Que me desculpe o vendedor que lhe contou essa história mas, seria mais fácil e honesto ele ter-lhe dito que desconhecia as reclinadas que, arranjar desculpas "esfarrapadas" para a ignorância.

    Ponto por ponto;

    "As ruas aqui em Portugal são muito estreitas, sinuosas e irregulares, o que impede uma boa dirigibilidade para as reclinadas"

    Completamente errado! Como se pode observar pelos filmes que coloquei no Youtube, "dirigibilidade" é doença de que não sofrem as reclinadas (pelo menos as que eu faço), até uma criança faz slalom!

    "risco de atropelamente"
    Errado!

    Já fiz algumas centenas de kilómetros por entre o trânsito e quando bem sinalizadas (bandeirinha e luzes) as reclinadas até fazem abrandar os automobilistas pelo diferente que são e pela atenção que despertam!

    "O terreno português também é muito irregular e com poucas planícies"

    Errado!
    Isso não é impedimento. Se bem que a reclinada seja mais pesada, usualmente tem muitas mais relações de transmissão que qualquer bicicleta de montanha, várias dezenas!
    De facto a reclinada é mais lenta nas subidas mas não cansa e nas descidas ou em terreno horizontal se não se travar, a velocidade é assustadora (por isso e por terem batido todos os recordes de velocidade, foram proibidas no ciclismo federado) O recorde actual, em plano horizontal, ronda os 180 Km/hora!

    Quanto ao país ser pequeno e isso desmotivar o uso de reclinadas...nem comento!

    Um abraço,

    Camoesas

    ResponderExcluir
  4. Queeee legal!!!

    Que bom poder ler aqui uma resposta tão calorosa, Carlos Camoesas.
    Como eu havia já explicado no post, não me senti convencido por tais argumentos.
    Mas é super legal ouvir o contra-argumento partir de alguém de Portugal.
    Espero que os companheiros reclineiros estejam acopanhando estes últimos posts lá pelo Brasil.

    Contudo, permita-me destacar que não quero criar uma má imagem, nem do vendedor, nem da loja. Até o momento tenho sido agraciado com uma ótima receptividade do povo português, e com cidades lindas.

    Obrigado!!
    E passe sempre por aqui!!
    Espero ter a chance de conhecer seu trabalho de perto!!

    Abraços,

    FRANZ

    ResponderExcluir
  5. Oi tio, tudo bem contigo?!
    Estou vendo que tens coseguido contatos a respeito de teus interesses. Realmente, as lojas aí devem ter uma tecnologia um tanto mais avançada, muito embora, como falaste, o preço ainda esteja fora de alguns padrões de acessibilidade.

    Quanto a uma postagem tua, anterior a essa, visitei o site da BERG. O que sempre me impressiona é o acabamento, os detalhes que as bicicletas têm.

    Estou acompanhando teu blog!
    Um abraço, e tudo de bom por aí!

    Matheus Franz

    ResponderExcluir
  6. Oi Matheus!! :-))
    Fiz um outro blog sobre assuntos mais gerais.
    Acho que lá tu vai achar mais interessante.
    Olha a mensagem que te mandei por orkut.

    Abração,

    ResponderExcluir
  7. With a bright and energetic color scheme, the Dreamcycle is fun cruiser that really makes a statementCalifornia Bikes.
    bikes

    ResponderExcluir