13 dezembro, 2006

Pra combater a insônia

Não é raro eu ficar imaginando mecanismos enquanto espero o sono chegar nas tão odiadas noites de insônia. Como resultado, quando sobra um tempo tento materializar minhas idéias. Se o tempo e a grana não são suficientes, parto então para algo que me aproxime ao máximo do prazer de construir as coisas que imaginei. O resultado são algumas coisas no CAD, em outros softwares, maquetes, ou mesmo desenhos a mão livre. Para não ficar abandonados aqui em casa, dentro de algum CD ou coisa assim, resolvi colocar parte de um desses "projetinhos". Pode ser até que alguém se empolgue e resolva construir esta bike comigo. :-).
A grande dificuldade deste projeto está em conseguir alguma máquina que curve um tubo de 2 polegadas sem destruí-lo. Uma vez feitas as curvas, o resto já tenho maquinado em minha cabeça. Pelo que simulei no CAD, este mesmo quadro, com pequenas adequações, poderia facilmente ser usado para construir uma high racer com configuração 26x26.
O certo é que, indiferente da configuração uma reclinada com um quadro desses ficaria linda.
Não concorda?!!
Abraços e até o próximo post.

9 comentários:

  1. CONCORDO !!!

    A dica pra curvar os tubos é procurar o pessoal que trabalha com escapamentos, eles tem maquinário pra fazer essas curvas, só tem que verificar os raios de curvatura que eles tem disponibilizados no maquinário...

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  2. Olá Varda

    Em primeiro lugar, obrigado pelas contribuições que estás dando ao blog.
    Quanto a curvar o tubo, realmente, uma das possibilidades são os caras que trabalham com escapamento. Tinham até me indicado um aqui em PoA, mas acabei não indo lá. Quando tiver chances vou matar esta curiosidade.
    Quanto à curva, tens toda a razão em sugerir tirar dúvidas sobre o maquinário. O projeto que está nesse post, por exemplo, mudei o raio de curvatura duas vezes, pois eu cheguei a fazer contato com um cara e ele pediu que o mudasse, mas no fim não fez o serviço. Ele fechou a oficina antes :-).
    Um fato concreto é que, correr atrás dessas coisas sozinho toma tempo e acaba sendo bastante desmotivador (principalmente se dá algo errado).
    Mas não vou desistir fácil.
    Obs.: Acrescentarei teu flog nos meus links. Acho que tua bike ficou super legal com a configuração 26x26.
    Abraços!!
    Franz

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  3. Olá Luis Antônio

    Tenho um amigo que também gosta de projetar coisas. Ele está aqui do meu lado e pediu para acrescentar um comentário.

    "1 - O pessoal dos escapamentos provavelmente trabalhe com tubos de espessura mais fina, apesar de terem a máquina.

    2 - Ouvi falar em preencher o tubo com areia antes de dobrá-lo para evitar dobraduras ou acavalamento de material no lado do raio menor.

    3 - Meu e-mail é thomaschulze@gmail.com e moro em Caxias do Sul.

    Grato pela atenção dispensada.
    Thomas Schulze"

    Então é isso, Luis. De vez em quando acesso o teu blog - tive acesso a ele através do blog pedivela do Poti.
    Tenho curiosidade a respeito das recumbent e trikes, mas como nunca cheguei perto de um bicho desses fico mesmo só na curiosidade... por enquanto.
    Obrigado pela atenção.
    Leonardo Esch

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  4. Obrigado Leonardo e Thomas

    Sabe que hoje, empolgado pelas contribuições do Varda, acabei fugindo um pouco de minhas atividades diárias e sai para compra o material para montar o gabarito do quadro que venho trabalhando (High Racer 26x26). Já aproveitei e preparei a furação para colocação da gancheira, para o câmbio traseiro.
    Coincidentemente, o cara que fez a furação já tentou montar várias calandras. Ele comentou que realmente curvar tubos não é algo trivial e que pretende montar uma máquina, mas sabe-se lá quando. :-\
    Quanto à utilização de terra, também já ouvi falar. Acho que realmente o pessoal usa.
    Quanto a andar numa reclinada, BAH!!! Só pedalando pra entender. Não gosto de dizer que é melhor que outras bikes, por que acho que cada modelo tem sua aplicação. Mas te garanto que é diversão e conforto garantidos. E tem outra, como tu pedala com a cabeça erguida, tu tens outra visão das coisas quando estás pedalando. É como redescobrir as paisagens por onde um dia passaste com uma bike convencional. É muito legal mesmo.

    Valeu pela contribuição!!
    Tenho um site pessoal onde coloquei umas fotos das reclinadas que já tive!! Dá uma olhada lá!!
    (www.luisfranz.br22.com)

    Abraços,

    FRANZ

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  5. Olá Franz,
    Achei belíssima a reclinada.
    Vc. pode me passar as dimensões que imaginou para ela?
    Quanto a cortar o cano, a melhor solução que eu encontrei foi fazer com a serra diversos cortes e depois entortar ai é só preencher os cortes com solda e lixar que fica muito forte e perfeito, foi assim que eu entortei o quadro (parte de tras) da Emília e olhe que ele já resistiu muita pancada.
    Cicloabraços,
    Lauro

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  6. Olá Lauro

    Obrigado pelo post!!
    No que se refere à curva dos tubos, acatei as opiniões acima e fui numa empresa de surdinas. De fato, os caras tem umas máquinas formidáveis. Só tem um problema: quando falei as palavras raio e diâmetro, o operador da máquina perguntou o que era isso!! :-(( Cruel, né??
    Quanto às dimensões, o desenho que está no blog possui elas quase identicas às da Optima Baron, o tubo é de duas polegadas, os da roda traseira são de 3/4" e as curvas de 20cm de raio. O resto é exatamente igual da Baron.
    Mas provavelmente alterarei tais dimensões para adequá-las aos equipamentos dos caras das surdinas, conforme já havia sugerido o Varda.
    Abração!!

    FRANZ

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  7. Olá Franz!
    Realmente muito bonito o desenho, vejo uma forte influencia do modelo Baron da Optima nesse design, quadros mono tubos curvados dão uma ótima aparência à bicicleta e simplificam parte da produção, mas como vc mesmo já constatou ,o problema e fazer curva em um tubo com esse diâmetro.

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  8. Luis A S Franz.


    Prezado sr.

    O sr poderia falar sobre a Bicicleta Chopper Phat, se é possível adquirí-la no Brasil?

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  9. Olá JB

    Estou em dívida com os visitantes do Blog.
    Desde Dezembro não ponho nenhum post novo.
    A causa é Doutorado que está tomando o meu tempo.
    Mas sua pergunta me motivou a dar um jeito de fazer a próxima postagem. Aí coloco lá as informações sobre a path cycles.
    Ok??

    Abração,

    FRANZ

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