09 dezembro, 2006

Pedal até Aero-Clube PoA

Hoje o sábado amanheceu normal, meio nublado e tímido, prometendo pouco insolação e com uma brisa suave e refrescante. Estava determinado que hoje me levantaria e faria um pedal de qualquer jeito. Sete horas da manhã pulai da cama, tomei um banho e me preparei para dar uma pedalada descompromissada com etinerários ou coisas do tipo. Só sabia de uma coisa, iria em direção à Zona Sul de Porto Alegre. 7:30 estava então partindo da esquina da Salvador França com Ipiranga, perimetral abaixo. 15 ou vinte minutos depois acho que já estava chegando à Cavalhada e tive a chance de perceber o quanto, às vezes, uma pedalda solitária também pode ser legal. Quando me dei conta já estava conversando comigo mesmo sobre o quanto o ar vai mudando em direção à Zona Sul. Os espaços vão ficando mais amplos. Começamos a ver aqueles morros que ainda se mantém vazios, sem a poluição visual das invazões urbanas (que diga-se de passagem, são de todos os tipos e não só favelas). As avenidas largas nos deixam um "pouquinho" mais seguros pra pedalar e o sobe e desce dos morros acontece por longas distâncias, permitindo que possamos nos preocupar um pouco menos com as "pernas" :-). Seguindo este exercício de reflexão e pedaladas, segui, passei a Cavalhada e quando vi, já estava à caminho do suco, o qual o Poti (blog pedivela), pensou que havia sido extinto, mas segundo informações quentes, continua lá. Não demorou muito estava em frente à entrada do aéreo-clube de Porto Alegre. Até passei uns 30 metros, mas algo me disse que ali é o ponto de retorno e que eu deveria entrar naquele lugar. Não sei de onde venho a idéia, mas que valeu à pena, valeu. O lugar é muiito legal e o pessoal que estava por lá (acho que são alunos), são muito legais. Tive a oportunidade de conhecer um aviaão em maiores detalhes. Não sabia que os mesmo podiam se assemelhar tanto a um violão, com suas asas ocas e forradas por finos compensados. Ou então assemelhar a "pandeiros", nos casos em que as asas são revestidas com uma espécie de lona (como no modelo da foto abaixo). Descansei, curti, tirei fotos e, antes que sol começasse a mostrar seus raios de forma mais agressiva, já estava voltando pra casa satisfeito com a descoberta de mais um passeio legal para se fazer de bike.
Pra quem quiser ver o mapa com o roteiro em detalhes é só acessar o link http://www.bikely.com/maps/bike-path/Porto-Alegre-Aeroclub e desfrutar de uma boa pedalda, sozinho ou em turma.
Abraço a todos!!

2 comentários:

  1. Oi, me chamo matheus, li seu post e gostei muito, pois ja morei na zona sul, hj sou escoteiro e gostaria de levar minha tropa a um pulo de para-quedas, mas nao sei o numero do aéro club, voce poderia me dar ou numero? ou me dizer os preços caso vc saiba?
    matheus_malukinhu@hotmail.com me add no msn ou me manda um e-mail,
    muito obrigado ^^

    ResponderExcluir
  2. Aqui vai o número. Pelo google é fácil de achar.

    ARGS - Aeroclube de Porto Alegre:
    Localização: Av. Borges de Medeiros, 901 - Tel: 3245-6060.

    Bom passeio!!

    FRANZ

    ResponderExcluir